Em que cremos
A CMB só reconhece como Senhor e Cabeça da Igreja na face da Terra o Senhor Jesus Cristo. E, para o seu governo, em matéria de culto, doutrina, conduta e disciplina não tem outra constituição, senão a Bíblia Sagrada e tem por fim cultuar a Deus em espírito e em verdade, pregar o Evangelho em sua plenitude, batizar os convertidos, ensinar os fiéis a guardar a sã doutrina das Sagradas Escrituras, na sua pureza e integridade, na legítima interpretação dos textos de ambos os Testamentos.
Pontos principais de nossa declaração de fé:
A Trindade divina e eterna: Pai, Filho e Espírito Santo – coiguais e coeternos em atributos e soberania: ONISCIÊNCIA, ONIPRESENÇA e ONIPOTÊNCIA.
As Sagradas Escrituras: contendo 66 (sessenta e seis) livros canônicos (na versão original) é a Palavra de Deus. E para nós é a única regra de fé e prática.
Criação e queda: o homem e a mulher foram criados por Deus, conforme a sua imagem e semelhança, racionais, santos e felizes, dotados de espírito, alma e corpo físico, e que ao serem tentados pelo diabo, caíram em pecado, isto é, transgrediram a Ordem Divina.
A salvação: Cremos que Deus quer que todos os seres humanos sejam salvos da condenação, para herdar a vida eterna, mediante um sincero arrependimento dos pecados e aceitação de Jesus Cristo como Salvador pessoal.
O batismo em águas: Cremos que o batismo é uma das Ordenanças de Jesus Cristo. É um rito de ingresso no Reino de Deus, simbolizando o começo da vida espiritual. Sua mensagem sugere Fé. Deve ser feito só uma vez, pois só há um início. Deve ser por imersão nas águas, e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A Ceia do Senhor: a Ceia do Senhor é a segunda Ordenança Bíblica, e a sua natureza é simbólica. É um rito de comunhão, simbolizando a continuação da vida espiritual. Sua mensagem sugere Comunhão (vivência), e deve ser celebrada com frequência, pois a vida espiritual deve ser alimentada.
O batismo no Espírito Santo: Cremos no batismo no Espírito Santo, com a evidência de falar línguas (glossolalia), e que esse batismo é para revestimento de poder, conforme Atos 2:4, 38, 39. Cremos ainda que o derramamento do Espírito Santo sucede da mesma maneira que nos dias apostólicos.
O propósito da graça: Cremos que a graça é dom de Deus, trazendo-nos o favor não merecido com o propósito de salvar o ser humano da condenação, que já é sentença homologada sobre a humanidade. Quando o ser humano se converte, ele sai da condenação, pois, segundo as Escrituras, o mundo já está condenado.
A evangelização: Cremos que a grande comissão proferida por Jesus nos responsabiliza a “ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda a criatura” (Marcos 16:15). Mateus 28:20 diz “ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado”. Dois verbos evidenciam-se nos textos citados, “pregar” e “ensinar”. Portanto, essa é a suprema missão da Igreja durante a sua existência na Terra.
Casamento: Quanto ao casamento, somente podem contrair matrimônio o homem e a mulher (heterossexuais, solteiros, ou viúvos) e estes estarão unidos até que a morte os separe.
A segunda vinda de Cristo: Cremos que o Senhor Jesus Cristo voltará para arrebatar a Igreja, ressuscitando os mortos salvos e transformando os crentes que estiverem vivos, para leva-los às “bodas do Cordeiro”.
A perdição eterna (inferno): Cremos que por determinação divina os ímpios serão condenados e lançados no inferno, juntamente com os anjos maus que já estão com a sentença homologada: a perdição eterna.
A salvação e felicidade eterna (céu): Cremos que os salvos em Cristo herdarão uma morada celestial, denominada Nova Jerusalém.
